quarta-feira, março 08, 2006

Receita da Candinha #5 - Pizza da panela preta


A panela preta foi presente da Margarida e a Candinha soube explorar seu potencial com maestria. Vovó fazia as pizzas aos domingos. Quando eu era menina, acompanhava o processo todo e ficava vigiando para registrar o momento exato em que a bolinha ia boiar. Era a senha para começar a assar as pizzas. Depois que a panela esquentava, era uma atrás da outra. A gente ia comendo e a vovó ficava só olhando, feliz de ver aquele monte de esganados processar em dez minutos o que ela havia levado a manhã inteira prá fazer. Depois, a gente cresceu e todo mundo queria levar embora a tal panela. Reclamei tanto que minha mãe achou uma parecida no brechó e me deu. Só falta juntar a família para comer tanta pizza.
Se você não tiver a felicidade de possuir uma panela preta, dá prá fazer no forno. A massa fica alta, parecida com a da Pizza Hut.

Ingredientes:
1 panela preta de ferro
1 tablete de fermento fleischmann
2 colheres de sopa de assúcar( ela escrevia assim)
1 ovo
1 xícara de café de azeite
1 copo de leite
1 copo de água
sal, o quanto baste (também era uma expressão que ela usava)
farinha de trigo, também o quanto baste.

Molho:
tomates batidos no liquidificador com cebola e alho (sem cozinhar, o molho é cru mesmo)

Dissolva o fermento num pouco do leite morno. Junte o resto do leite, a água, o açúcar e farinha, fazendo uma esponja meio mole, com textura de panqueca. Coloque numa tigela, embrulhe num pano de prato e guarde num lugar quente. Duas horas depois, junte o ovo sem bater, o sal, o azeite e misture bem. Acrescente mais farinha, aos poucos, até a massa desprender das mãos. Abra a massa bem fina, corte os círculos com a tampa da panela e deixe descansando sobre panos de prato. Coloque uma bolinha da massa num copo d´água e só comece a assar quando a bolinha boiar. Esquente um fio de azeite na panela, coloque a rodela de massa, cubra com molho de tomate e mussarela.

Deu água na boca, só de lembrar.... (Thaís)

Nenhum comentário: