domingo, março 19, 2006

Receita da Candinha #9 - Bolinhos de Cenoura


Ingredientes:
5 ou 6 cenouras grandes bem raladas
4 dentes de alho amassados
1 cebola grande bem picada
Salsinha e Cebolinha bem picadas
Um quarto de uma noz moscada bem picadinha (Candinha não usava)
Pimenta do Reino moída na hora (Candinha não usava)
Azeite
2 colheres de chá de sal
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ou 2 ovos
Óleo para fritar

Mode de Preparo:
Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho, colocando na panela nessa ordem. Mais adiante, acrescente a cenoura. Mexa em fogo médio por 10 minutos, acrescentando aos poucos o sal, a salsinha, a cebolinha, a noz moscada e a pimenta do reino no refogado.

Retire do fogo, espere esfriar um pouco, e então acrescente a farinha, o ovo e mais um pouco de azeite até que a mistura fique meio gosmenta. Experimente a massa para checar se a massa está salgada o suficiente.

Se não estiver ainda no ponto, salgue com shoyu. Vantagens: ajuda a não errar o ponto e mistura mais fácil com a massa nessa etapa do preparo. Bata mais um pouquinho e experimente novamente para ver se agora está no ponto.

Daí é só modelar os bolinhos com duas colheres (para bolinhos maiores) ou então no formato de gnocchi (para bolinhos bem pequenos), passar na farinha de rosca (opcional) e fritar em óleo quente, dourando bem.

Coloque para secar em papel absorvente, e sirva. Rende algo em torno de 30 bolinhos médios, ou 60 bolinhos pequenos

PS: Esses bolinhos eram disputados a tapa sempre que a Candinha fazia. A briga era para experimentar no momento em que eles saíam da frigideira, ainda quentinhos e bem crocantes. Quem chegava tarde sempre levava a pior. A Candinha posava de irritada com a comoção que os bolinhos dela provocavam nos comilões da casa -- todos pouco preocupados se um ou outro integrante da família não estava no lugar certo na hora certa --, mas, no fundo, ela se sentia lisonjeada em ser o agente catalizador de toda aquela contagiante selvageria doméstica. (Chiquinho)

Nenhum comentário: